Steve Jobs e o legado da Inteligência Artificial para Apple
A história de Steve Jobs e o que mudou após sua atuação
Steve Jobs e o legado da Inteligência Artificial para Apple
Jobs mudou completamente a indústria da música por meio da tecnologia e inovação disponibilizando aos usuários uma série de playlist musicais para diferentes plataformas digitais
Steve Paul Jobs nasceu em São Francisco, na Califórnia, em 24 de fevereiro de 1956 e faleceu em 5 de Outubro de 2011, Palo Alto, na Califórnia. Ainda muito pequeno viu seu pai montar e desmontar aparelhos eletrônicos na garagem da casa da família. Em 1974, conseguiu o seu primeiro emprego formal na Atari. E em 1975, depois de uma viagem desenvolveu junto com Steve Wozniak, a versão do jogo Pong para apenas um jogador. O passo que o consagrou para a história ocorreu em 1976 quando fundou a empresa Apple que era vendido computadores pessoais. O primeiro lote da Apple com 50 unidades foi comercializado para a Byte Shop por U$ 25 mil. Esse dinheiro foi destinado para estruturar a equipe da Apple em uma garagem. Mais adiante, a equipe lançou a Apple II, um grande marco para a história dos computadores pessoais. Em 1985 foi forçado a deixar a empresa por causa de atitudes excêntricas e por ter personalidade forte, o que dificultava as relações com a equipe de trabalho.
Por Saturnino Júnior
No mesmo ano criou a NeXT Computer System, o primeiro modelo de computador de sua segunda empresa, “cinco anos à frente do seu tempo”, segundo Jobs. O dispositivo é resultado de quando ele estava longe da Apple. Apesar das mais de duas horas de apresentação sobre o novo produto que viria ao mercado, a NeXT foi um fracasso comercial, uma vez que na época existiam PC’s e Macs que realizavam as mesmas ações e desenvolviam os mesmos programas por um preço menor. No ano de 1997, a Apple estava desenvolvendo um novo sistema operacional e por conta disso, comprou a NeXT Computer System de Jobs com base em produzir um novo dispositivo que atendesse a determinada demanda de clientes. Com isso, Steve Jobs retorna a Apple como consultor e depois assume o cargo de CEO para resgatar a credibilidade e retirar a empresa da falência. Com o surgimento do iPod em 2001 e o iTunes em 2003, Jobs mudou completamente a indústria da música por meio da tecnologia e inovação. Disponibilizando aos usuários uma série de playlist musicais para diferentes plataformas sobre onde comprar e consumir esse conteúdo. Por fim, não podemos esquecer-nos do grande trunfo de Jobs que movimentou não apenas a era digital, tecnológica, mas sim, o mundo todo com o lançamento do primeiro iPhone em 2007. Podemos dizer que esse dispositivo é um marco significativo na introdução da Inteligência Artificial para a história da telefonia móvel como: iPhones e smartphones. Design elegante, recursos inovadores e interface que mudaria para sempre a forma como o ser humano se comunicaria com o mundo globalizado, as instituições e pessoas em geral. A inserção da Inteligência Artificial no primeiro iPhone da Apple
Tela e Design O primeiro iPhone apresentava um design elegante com uma tela de 3,5 polegadas sensível ao toque com uma resolução de 320 x 480 pixel aos usuários uma experiência visual nítida. Sistema Operacional e Recursos O primeiro iPhone possuía o mesmo sistema operacional do iOS 1.0 que oferecia recursos de navegação na web com o Safari, integrando o iTunes e acesso à App Store. O iPhone original foi pioneiro em proporcionar ao usuário a experiência de conhecer e acessar aplicativos de terceiros por meio do App Store que temos hoje.
Conectividade e Bateria O iPhone original suportava conectividade de 2G e contava com Wi-fi e Bluetooth 2.0. O dispositivo oferecia uma experiência de navegação na web razoavelmente rápida para a época. A respeito da bateria, o iPhone permitia o uso moderado durante o dia. Ficha técnica O primeiro iPhone era equiparado com um processador da Samsung de 412 MHz e 128 MB de memória RAM. O aparelho estava disponível tanto na versão 4GB quanto 8GB de armazenamento interno. O iPhone apresentava uma câmera traseira de 2 megapixels que permitia capturar fotos de qualidade razoável naquela época. O modelo 4G tinha um preço de lançamento de US$ 499. Já o 8GB custava US$ 599. Na época, esses preços eram considerados altos para um smartphone, porém era reflexo do conjunto de inovações e acesso exclusivo que o usuário poderia ter ao adquirir esse dispositivo. Impacto e legado O primeiro iPhone revolucionou a era da industria de telefonia móvel. Mudou completamente a forma como os seres humanos interagem com as máquinas (aparelhos celulares). Do mesmo modo, o App Store abriu novos caminhos para o desenvolvimento de ecossistema de aplicativos em expansão. Podemos afirmar que o iPhone original definitivamente desempenhou um papel crucial na transformação do mundo digital e integrou de modo universal a Inteligência Artificial. Fontes de pesquisa: Canaltech, Tecmundo e Olhar Digital.





